Videoteca

Parte da história do grupo também é contada através de filmes. Aqui você encontra um pouco deles.


Bate-papo sobre a região de Bulha D’água, no Vale do Ribeira. Foi uma live bem humorada e muito informativa sobre os mais de 20 anos de explorações do Grupo Bambuí na região.
Expositores: Roberto Brandi, Alexandre Camargo “Iscoti” e Thomaz Rocha e Silva “Vagalume” mediação: Murilo Valle
Será o Guy Collet o abismo mais profundo do Brasil? Ou será o Centenário em Mariana -MG? Nesta live iremos apresentar a narrativa e os dados da expedição ao Aracá em 2015. Os participantes também responderam perguntas ao final.
Nesta palestra, Luís Beethoven Piló fala sobre suas pesquisas na Lapa do Sumidouro e a teoria de Peter Lund de que o homem de Lagoa Santa teria convivido com alguns animais da mega fauna brasileira. Piló e graduado em geografia pela UFMG, Doutorado em Geografia Física pela Faculdade de Filosofia da USP e Pós-doutorado pelo Instituto de Biociências da USP. Atualmente é pós-doutorando do Laboratório de Zoologia da UFPE
Na primeira edição do GGEONLINE, convidamos Carlos Henrique Grohmann, conhecido no meio espeleológico como ‘Guano’ que veio apresentar trabalhos desenvolvidos como o mapeamento 3D em algumas das cavernas mais importantes do Brasil. Carlos Grohmann é geólogo e professor Associado do IEE-USP, onde coordena o Laboratório de Análise e Modelagem Espacial (SPAMLab). Suas pesquisas focam na aplicação de geotecnologias em geologia e meio ambiente”
Dia 14 de Junho é aniversário do nascimento de Peter Lund. Acima você pode assistir a um documentário biográfico produzido pela TV dinamarquesa, com ajuda de Augusto Auler, membro do Bambuí. Filmagens foram em Cerca Grande e Fazenda Mocambo. Locais onde de fato Lund esteve. Nossos amigos Birgitte, Michael e Walter Neves participam com depoimentos, além de outros dinamarqueses.
Para quem perdeu, ótima palestra com Augusto Auler, Murilo Valle e Alexandre Lobo no I SBVEspeleo – Considerações sobre o Carste de Iraquara: O Fluxo das Águas e a Espeleogênese

Live organizada para Federação Irlandesa de Espeleologia. Tivemos um integrante do Grupo Bambuí convidado para trocar experiências com espeleólogos de outros países neste bate papo online. Durante a conversa, cada participante fez uma rápida apresentação. Depois, todos responderam perguntas de pessoas que acompanhavam a live. Para quem gosta de fotografia. Muito bacana ver a diferença entre técnicas e cavernas.

Live realizada dia 23 de Maio para difundir conhecimento técnico e científico na temática da espeleologia. Palestrantes Murillo Vale, Maria Elina Bichuette e Alexandre Lobo. Entre os tópicos abordados, espeleogênese, biologia e grandes cavernas da Ásia.

Live para a Semana de 62º aniversário o PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira). Na apresentação Daniel mostra algumas fotos de sua trajetória como espeleólogo e conta sobre as explorações que mais o marcaram nas cavernas do PETAR. A apresentação foi organizada pelo Junior, do Bairro da Serra, Iporanga, SP.

Live do Augusto Auler contando sua trajetória de espeleólogo em expedições no Brasil e exterior. Além das grandes cavernas do Brasil, Augusto também fala sobre cavernas consagradas mundialmente.

Palestra virtual do Ezio Rubiolli para a Espeleometria em Foco. Ezio fala sobre as grandes cavernas do Brasil e algumas das expedições que mais o marcaram.

A história das Expedições ao Abismo Guy Collet
Uma parceria entre os grupos Bambuí de Pesquisas Espeleológicas e o italiano La Venta Esplorazioni Geografiche realizou duas expedições para a Serra do Aracá, no norte do estado do Amazonas. O objetivo das viagens foi encontrar topografar o suporto mais profundo abismo do Brasil e o mais profundo do mundo em Quartzito. O Grupo Bambuí vinha trabalhando na republicação do Atlas das Grandes Cavernas do Brasil, um livro com mapa e histórias das maiores cavernas brasileiras e o italiano La Venta, já a alguns anos realizando pesquisas em cavernas de Quartzito nos Tepuis venezuelanos. As viagens aconteceram em 2015 e 2016 até que os espeleólogos pudessem enfim encontrar a caverna e retopografá-la seguindo normas e métodos reconhecidos como padrão em mapeamentos de caverna. O resultado foi oficialmente apresentado no 35 Congresso Brasileiro de Espeleologia e deverá ser publicado em periódicos no Brasil e exterior. Neste filme você acompanha belas imagens da viagem e o desfecho da mais profunda caverna do Brasil

Em 2017, quase vinte anos após a caverna São Vicente ser atravessada por uma equipe de espeleólogos, uma nova expedição do Grupo Bambuí realizou a façanha. O objetivo foi retopografar 1km de galeria após a descida da Garganta do Diabo, maior cachoeira do sistema. A ocasião contou com o apoio de espeleólogos franceses do GSBM (Groupe Spéléo Bagnols Marcoule) e foi realizada durante expedição de retopografia da caverna.

Esse vídeo mostra um pouquinho do trabalho realizado no mapeamento da conexão entre as Cavernas Passa Três e Lapa de São Vicente I, no ano de 2012, no Parque Estadual de Terra Ronca, em São Domingos – Goiás.

Video de 30 anos do grupo. Imagens e história de grandes expedições e amizade.

Hang Son Doong, Time Lipse realizada em visita do grupo na mais ampla caverna do mundo.

Live do nosso associado Ezio Rubbioli no perfil de Espeleometria em Foco
Realizada em Abril de 2020

Quer ver mais?

Sabemos que é difícil manter as coisas atualizadas, ainda mais em se tratando de trabalho voluntário. Estamos atualizando muito material, aos poucos, buscando o que os sócios têm de importante e publicando aqui e em nossos canais em redes sociais. Se você não tiver encontrado o que procura aqui no site dá uma olhada também no YouTube, no Instagram ou no Facebbok.